InícioNotícias ConcursosProvas do Vestibular de Verão da Udesc tem índice de abstenção de...

Provas do Vestibular de Verão da Udesc tem índice de abstenção de 21,08%

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) teve um índice de abstenção de 21,08% na aplicação das provas do Vestibular de Verão 2025 neste domingo, 1º de dezembro. As provas ocorrem em 14 cidades catarinenses e tiveram 5.335 candidatos inscritos para 1.091 vagas, distribuídas em 54 cursos de graduação.

Pela manhã, a prova foi composta de 50 questões objetivas das áreas de Matemática, Biologia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Já na parte da tarde, os candidatos respondem a mais 50 questões das áreas de Física, Química, História e Geografia, além da prova de redação.

As provas ocorrem nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Otacílio Costa, Praia Grande, São Bento do Sul e Treze Tílias.

Neste domingo, a partir das 21h, ocorre a publicação do gabarito preliminar e dos cadernos de provas no site udesc.br/vestibular/vestibulardeverao2025

“Tivemos um índice de inscritos que superou a última edição, então é sempre uma alegria vermos os egressos do Ensino Médio e, também, os treineiros procurarem a nossa instituição para fazerem a prova do Vestibular, porque é um indicativo do selo de qualidade que a Udesc tem, não só no Estado de Santa Catarina, mas também fora do Estado. Isso confirma o esforço e dedicação para fazermos um ensino de graduação de qualidade, sobretudo para este ano de 2025 que a instituição completa 60 anos”, afirma a professora Julice Dias, pró-reitora de Ensino da Udesc, que acompanhou a aplicação das provas em Florianópolis.

Cursos mais concorridos

Nesta edição, os cursos mais concorridos no geral, pela modalidade de ampla concorrência, são: Fisioterapia (54 candidatos por vaga), Design Gráfico (35,17 candidatos por vaga) e Educação Física – Bacharelado (34,56 candidatos por vaga).

A partir desta edição do Vestibular, todos os candidatos são automaticamente incluídos na modalidade de ampla concorrência, podendo optar ainda pelo Programa de Ações Afirmativas nas seguintes categorias: escola pública, pardos e pretos, pessoas com deficiência.

“A mudança de incluir todos os candidatos automaticamente na modalidade de ampla concorrência tem como objetivo garantir mais equidade no processo, e é uma prática já adotada por outras universidades e concursos públicos. O que ocorre é uma classificação geral de todos os candidatos e, a ação afirmativa, vem de forma complementar para que esse candidato não fique restrito àquela reserva de vaga”, afirma Natasha Fragoso, coordenadora do Vestibular.

Na opção de escola pública, o curso de Fisioterapia segue como o mais concorrido (53,33 candidatos por vaga), seguido de Educação Física – Bacharelado (40,67 candidatos por vaga) e Medicina Veterinária (37 candidatos por vaga).

Para candidatos que se inscreveram na categoria pardos e pretos, estão entre os cursos mais concorridos: Fisioterapia (25 candidatos por vaga), Moda (17,50 candidatos por vaga) e Educação Física – Bacharelado (15 candidatos por vaga).

E na categoria PCD os cursos mais concorridos são Medicina Veterinária (7 candidatos por vaga), Administração Vespertino, Fisioterapia e Ciências da Computação (6 candidatos por vaga cada).

Além do Programa de Ações Afirmativas, a Udesc também realiza o Vestibular para pessoas em situação de privação de liberdade, com o objetivo de proporcionar uma maior integração social e a democratização ao acesso ao ensino superior. Nesta edição são 44 inscritos e as provas estão sendo aplicadas no Complexo Penitenciário de Florianópolis. Quando aprovados, os detentos precisam obter autorização judicial para serem admitidos na universidade.

“Entendemos que essas ações têm um impacto de longo prazo, contribuindo para a formação de uma sociedade mais igualitária e inclusiva. Todas essas ações fazem parte de uma política nacional de inclusão, de direitos assegurados pela constituição, que garante a igualdade de condições para o acesso à educação”, complementa Natasha Fragoso.

Processo seletivo pelo histórico escolar 

A Udesc segue com inscrições abertas, até 15 de janeiro de 2025, para o processo seletivo via histórico escolar do Ensino Médio. A inscrição é gratuita e destinada aos candidatos que já concluíram o ensino médio ou equivalente até a data final de inscrição. A seleção ocorre pela análise da média final geral de conclusão do ensino médio.

A seleção pelo histórico oferece 664 vagas, para 50 cursos e graduação presenciais e para quatro cursos a distância. Acesse o edital, calendário completo de datas, e formulário de inscrição em udesc.br/vestibular/processoseletivo.

Assessoria de Comunicação da Udesc

ARTIGOS RELACIONADOS

Veja também

Grupos WhatsApp